Qual é o sentido de uma barba, falando evolutivamente? Crianças, mulheres e um monte de homens conseguem muito bem sem um. Mas caminhe pelas ruas hoje em dia e você será confrontado com todos os tamanhos e formas de pêlos faciais arrumados (e menos arrumados) – de barba construídas por minoxidil kirkland para como ter barba a estilistas a bigodes encerados e barbas estilosas.

Quando vemos homens prestando atenção em sua aparência, é fácil presumir que eles estão apenas procurando parceiros. Mas nossa pesquisa sobre barbas e vozes mostra que as barbas provavelmente evoluíram pelo menos em parte para ajudar os homens a melhorar sua posição entre outros homens.

Em comparação com machos e fêmeas de muitos outros primatas, homens e mulheres parecem, em média, muito diferentes um do outro – em parte graças aos pelos faciais dos homens. E quando vemos diferenças entre machos e fêmeas, a explicação geralmente se resume à evolução por meio da seleção sexual – o processo que favorece características que aumentam as oportunidades de acasalamento.

Mas, curiosamente, as mulheres não parecem tão interessadas em barbas. Enquanto alguns estudos descobriram que as mulheres gostam de pêlos faciais nos homens, outros têm relatado que preferem a aparência barbeada. A falta de evidências consistentes significa que não podemos concluir que as barbas evoluíram porque as mulheres foram atraídas por elas.

minoxidil kirkland

Os pesquisadores sugeriram, portanto, que um segundo tipo de seleção sexual pode conter a resposta. Para reproduzir, muitas vezes não basta ser simplesmente atraente. Você também tem que competir com o mesmo sexo por oportunidades de acasalamento. O cara engraçado e tímido no fundo do bar não terá chance de competir com seus irmãos mais ricos. E há evidências de que as barbas evoluíram para ajudar os homens a fazer exatamente isso.

Nos tempos em que uma proporção maior de homens solteiros competia por menos mulheres, as barbas e os bigodes tornaram-se mais elegantes

A capacidade de um homem de crescer uma barba agitada com minoxidil kirkland não está realmente bem ligada aos seus níveis de testosterona. Apesar disso, vários estudos sugeriram que homens e mulheres percebem homens com barba como mais velhos, mais fortes e mais agressivos que outros. E os homens dominantes podem obter mais oportunidades de acasalamento intimidando os rivais a ficarem de lado.

Isso é algo que vale tanto nos tempos modernos quanto na história da humanidade. O domínio pode fornecer um atalho impressionante para as oportunidades de acasalamento: as evidências genéticas indicam que atualmente cerca de 8% da população masculina da Ásia é descendente de Genghis Khan e sua família.

Um estudo de Nigel Barber, de nome apropriado, ligou as modas britânicas de pêlos faciais entre 1842 e 1971 à proporção de homens e mulheres no mercado de casamentos. Constatou-se que em épocas com uma proporção maior de homens solteiros competindo por menos mulheres, barbas e bigodes ficavam mais na moda.

A barba não é o único recurso que pode transmitir domínio – as vozes também. As pessoas tendem a votar em líderes com vozes mais baixas e, durante tarefas competitivas, os homens diminuem o tom de sua voz se pensam que são mais dominantes que seu oponente. Como os pêlos faciais, o tom da voz também distingue facilmente homens e mulheres.

minoxidil kirkland

Para ajudar a rastrear a origem evolutiva de barbas e vozes, testamos se elas eram vistas como atraentes, dominantes ou ambas. Pedimos a 20 homens e 20 mulheres que classificassem o domínio e a atratividade de seis homens que foram gravados em vídeo em quatro ocasiões, enquanto deixavam seus pêlos faciais crescerem. Em seguida, usamos o software do computador para criar quatro versões de cada vídeo em que as vozes dos homens foram alteradas para soarem mais altas e mais baixas.

As barbas não afetavam consistentemente a classificação de atratividade de um homem, mas aqueles que deixavam seus pêlos faciais crescer eram percebidos como mais dominantes

Descobrimos que as vozes masculinas que soavam mais profundas do que a média foram classificadas como as mais atraentes. Lotes muito profundos ou altos não eram tão populares. Por outro lado, as vozes dos homens eram percebidas como cada vez mais dominantes quanto mais baixas. As barbas não afetaram a classificação de atratividade de um homem de maneira consistente, mas aqueles que deixam os pêlos faciais crescerem são percebidos como mais dominantes que os outros – de acordo com pesquisas anteriores.

minoxidil kirkland

A tensão entre atrair um companheiro e competir com os outros não se aplica apenas a barbas e vozes. Os homens, em média, também acham que seu corpo deve ser mais musculoso do que as mulheres afirmam que desejam, enquanto as mulheres acreditam que precisam ser mais magras e usar mais maquiagem do que os homens afirmam que querem. Nem sempre somos bons em julgar o que o outro sexo acha atraente, mas talvez seja em parte porque nossos instintos são superar a concorrência de nossos colegas e atrair um parceiro.

Obviamente, a maior parte dessa pesquisa foi realizada em populações ocidentais. O uso de maquiagem, a composição corporal média e até a própria capacidade de crescer pêlos faciais diferem enormemente em todo o mundo – o que significa que poderíamos obter resultados diferentes em outros lugares.

Mas o ponto é que, sejam pêlos faciais ou qualquer outra coisa, geralmente vemos esse padrão de requisitos concorrentes levando a diferenças nas aparências. Pense que você pode agradar a todos o tempo todo? Você não pode.

Este artigo foi originalmente publicado no The Conversation e é republicado sob uma licença Creative Commons.

Junte-se a mais de 500.000 fãs do futuro curtindo-nos no Facebook ou siga-nos no Twitter, Google+, LinkedIn e Instagram.

Se você gostou dessa história, inscreva-se no boletim informativo semanal bbc.com, chamado “Se você ler apenas 6 coisas esta semana”. Uma seleção escolhida a dedo de histórias da BBC Future, Earth, Culture, Capital, Travel and Autos, entregues em sua caixa de entrada toda sexta-feira.

 

Referência